Seguir

Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Horto do Campo Grande


Vou começar aqui, um novo tipo de posts. Até agora tenho falado muito de alguns dos sítios onde me abasteço para o “jardim”. Então chegou a hora de falar desses sítios.
Referi-me, constantemente, ao Horto do Campo Grande e é, justamente por ele, que vou começar.
Para quem vive em Lisboa, este é um dos melhores sítios para quem é adepto destas coisas das couves e enxadas e adubos e tudo o mais. Primeiro, pela dimensão, ainda mais tendo em conta que fica mesmo no centro da cidade, e, pleno Campo Grande, e pela variedade de produtos e serviços que tem e presta.
É uma empresa que já reúne experiência de 30 anos na área. O grupo também possui outras empresas como a Bonsais de Campolide, Jardim Flor, Jardim Primavera e Teleflora, cada uma com a sua especialidade.
A Bonsais de Campolide, como o nome indica, serve para venda, sobretudo de bonsais mas, também, tem outras plantas temáticas, tais como, Cactos, Orquídeas, Carnívoras,  Aquáticas, Bambos e Topiárias (Escultura Vegetal). Ainda facultam artigos e o apoio técnico necessário, para a correcta manutenção destas espécies.
A Jardim Flor, com dois pontos de venda, um no Campo Grande e outro na Avenida da República serve, principalmente para o aluguer e manutenção de plantas e arranjos florais, venda de Objectos Decorativos e ainda faz serviços de decoração de Stands, Feiras e Exposições, bem como, o envio de flores (Serviço Especial Fleurop - Interflora: Envie flores para qualquer parte do mundo!).
O Jardim Primavera, situado na Rodunda do Ramadão, em São Pedro de Sintra, tem uma boa variedade de substratos, de floreiras, de vasos de cerâmica e vidrados, de terra cota ou de fibra, artigos de rega, artigos decorativos, acessórios em madeira tratada, como pérgolas ou vedações, plantas artificiais...
A Teleflora, situada no Campo Grande, é uma empresa de concepção, construção e conservação de zonas verdes públicas e privadas. Executam,também, trabalhos de integração paisagística em vias de comunicação e outras obras publicas.
Falando agora do Horto do Campo Grande. Na cidade de Lisboa, não há espaço igual. Isto pode parecer um bocado falacioso, tendo em conta as vezes que já falei deste local, em posts anteriores. No entanto, estamos a falar de um sítio que está dentro da cidade. No centro da Capital. E oferecer o número de variedades de produtos e serviços que esta empresa tem, é fenomenal. Repito, possuem uma grande variedade de plantas e não só. Lá, podemos encontrar muitas plantas de interior, exterior – incluindo árvores - , cactos, carnívoras, bonsais, relva, sementes, substratos, acessórios de jardim, etc. Fazem construções de jardins, realizam manutenção dos mesmos, montam sistemas de rega e executam decorações (festas, Natal, etc). Ainda realizam cursos, abertos a qualquer pessoa, uns pagos, outros gratuitos. Veja-os aqui. O que é sempre bom, para aqueles que, como eu, gostam disto mas não percebem nada do assunto e plantam e trabalham a terra ao modo “tentativa e erro”.
O espaço é agradável, amplo e as coisas estão bem divididas e delimitadas. Ás vezes, torna-se um bocado difícil encontrar o que queremos na zona das plantas exteriores, porque a área está um bocado confusa, com muita coisa misturada e caminhos tapados por plantas e árvores.
 Tem quase sempre  um bom número e variedades de plantas de época e já crescidas, o que é bom, para quem não tem paciência para esperar que algo nasça de uma semente ou quiser montar um jardim definitivo.
O pessoal é simpático e sempre prestável. Tira dúvida, ajuda a procurar e dá conselhos.
Outra coisa óptima, é que está aberto todos os dias, fins-de-semana e feriados incluídos.
Aconselho a ir lá ao fim-de-semana, pois o parque de estacionamento não é muito grande, mas ao Sábado e Domingo, existe muito espaço disponível à volta (o que não acontece nos dias úteis).
Esta empresa também lança uma revista, a Horto Magazine. Tem artigos interessantes, entrevistas relevantes e dá boas ideias a quem quer fazer alguma coisa dos seus espaços verdes. O único senão, é ser anual. Acho que existiria material para aumentar a periodicidade da revista. Ou então, fazer menos páginas...
O site está bem construído, peca apenas por não ter descrições ou enumerações dos produtos que vende.
De resto, tenho apenas pena que já tenham tirado o macaco que lá vivia...

terça-feira, 17 de abril de 2012

Workshop - Hortas em Apartamentos (Fernão Ferro)

Outro workshop sobre hortas em apartamentos promovido pelo Horto do Campo Grande, desta vez na Margem Sul do Tejo. Dia 28 de Abril, às 16h00, no Centro de Jardinagem de Fernão Ferro. A ir, ver e aprender, como se pode ter uma mini-horta na varanda usando um saco do Substrato da SIR.



Mais informações em: http://www.hortodocampogrande.com/noticias/default.asp?idcat=NOTRECENTES&idContent=C65D274D-F4E5-4223-9C13-E95036CC99B1

Workshops "Hortas Urbanas" - Centro Comercial Alegro - Alfragide

Durante as 4as Feiras de Abril, o Horto do Campo Grande promove workshops gratuitos sobre hortas urbanas em apartamentos, no Centro Comercial Allegro, em Alfragide! Quem quiser aprender umas coisas, já sabe onde se dirigir.
Mais informações em: http://www.hortodocampogrande.com/noticias/default.asp?idcat=NOTRECENTES&idContent=BD0016A4-F530-49C4-B128-59EC85F0C884

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Scilla Peruviana (ou albarrã-do-peru)

Apesar do nome, trata-se de uma planta 100% portuguesa.
Há uns tempos comprei um regador (já não me lembro onde) e que vinha com defeito. A água saia por uma brecha, por baixo. Então resolvi fazer dele um vaso. Vi este jacinto no Horto do Campo Grande - onde mais?? - e pensei que seria um bom inquilino para o novo "vaso". E aí está ele.
A Scilla Peruviana é uma planta bulbosa, que gosta de sítios húmidos e frescos, mas que também se dá bem em áreas mais quentes. Por isso, tanto pode estar ao sol como à sombra. A terra é que precisa de estar sempre húmida. É uma planta sempre verde, excepto durante um pequeno período entre Julho e Agosto, em que precisa de um tempo de dormência.
Numa casa com crianças ou animais, é preciso algum cuidado, pois a planta é tóxica e se as folhas forem danificadas ou cortadas, libertam um forte cheiro parecido com a urina de gato.


Verbena

Queria algo verde e colorido atrás da mobília, mas sem ser uma trepadeira. Mas precisava de uma planta que ao crescer, caísse pela parede. Optei por uma Verbena. Primeiro comprei uma com flores cor-de-rosa, mas não sei porquê, morreu. No seu lugar, tenho agora esta com flores roxas, no entanto, mais pequena que a primeira. Vou continuar a fazer o que fiz com a outra, ou seja, colocá-la num local soalheiro e regá-la com frequência pois não tolera solos secos e vamos ver como se desenvolve.


Cacto (Echinopsis Chamaecereus) I

Encontrei este espécime no Horto do Campo Grande e decidi que seria uma adição engraçada ao "jardim". Não sei o nome em português mas fica ali bem na parede.
Parece que esta variedade de cacto em particular, não aprecia muito sol. O melhor é deixá-lo à sombra e, tal como qualquer cacto, regá-lo com pouca frequência. Cumprindo estas regras e tendo espaço (não num vaso), dizem que chega aos 6 metros.


Groselha

Comprado no Horto do Campo Grande, resolvi trazer este arbusto para ocupar o espaço entre os kiwis para que, quando estes últimos não tivessem folhas, houvesse sempre alguma coisa verde naquele espaço. Também porque é uma planta que se desenvolve bem à sombra, daí a escolha do groselheiro. Mas claro, desenvolve-se melhor ao sol.
A groselha é óptima para fazer xaropes, doces, geleias e compotas e tem grande quantidade de vitamina C.
Como uso medicinal é usada para as dores reumáticas, artrite, inflamações freimáticas dos dedos, gota, tumores, hidropisia, rouquidão, amigdalas hipertrofiadas, dor e sequidão da garganta, dores gástricas, fortificante do estômago, afecções do fígado, icterícia, transtornos da bexiga e obstruções do baço.

Hortelã - Chocolate

Comprada nos Viveiros Rosa Bacará, esta variedade de hortelã tem um aroma fantástico e intenso a...after-eight! Para uso em pratos não é muito do meu agrado, mas fica óptimo em bolos e refrescantes.
Os cuidados necessários, são iguais a qualquer outro tipo de hortelã: bastante sol directo e rega quando necessário.

Segurelha

Uma planta adquirida nos Viveiros Rosa Bacará. É das plantas mais fáceis de manter. Basicamente, é só deixá-la ao sol. Regar, só raramente. De preferência, pô-la em solo pobre. A floração acontece entre Junho até Setembro e costuma chamar bastantes insectos, principalmente, abelhas. É uma excelente planta condimentar, sobretudo, para leguminosas. Por ser um excelente digestivo, previne cólicas e flatulência, inerente ao consumo de todos os grãos. Também é uma planta medicinal por ter propriedades anti-sépticas, fungicidas, anti-diarreicas e anti-virais. É utilizada para combater inflamações das vias respiratórias, indisposições digestivas, como enfartamento, gases e cólicas e gastroentrites agudas.

Salva

Outra planta adquirida no Horto do Campo Grande. Parece que é das melhores plantas medicinais que existe. Estudos demonstram como pode retardar o processo de envelhecimento e ser utilizada com sucesso no tratamento da doença de Alzheimer. Li em qualquer lado que não se adapta a vasos mas até agora, está com este aspecto fantástico...
Deve ser cultivada em locais com boa exposição solar. Tolera a secura, o que é uma boa opção para quem não quer ter muito trabalho com ela. Floresce entre Maio e Julho e quando tem excesso de água, as suas raízes tendem a apodrecer rapidamente, levando à sua morte.
Na cozinha é utilizada nas carnes gordas, pratos de forno, etc, pelas suas propriedades digestivas.
A infusão das folhas secas ou frescas actua sobre o aparelho digestivo, além de ser utilizada como tónico e estimulante hepático ou para melhorar a circulação. As suas propriedades anti-sépticas tornam-na efectiva em gargarejos. A planta é também utilizada em casos de lactação excessiva, suores nocturnos, salivação excessiva, transpiração excessiva, ansiedade, depressão, esterilidade feminina e problemas relacionados com a menopausa.
Parece que também é boa para fumar, principalmente, colocada em bongos, com água...Por acaso tenho um em casa...





Agora, em 2013, num novo vaso, a planta continua bonita e a servir muitas vezes para chá...

9ª Festa da Primavera - Jardim Botânico d`Ajuda

Nos dias 28 e 29 de Abril, das 10h às 18h, no Jardim Botânico d`Ajuda, vai-se realizar a 9ª Festa da Primavera.
Trata-se de uma feira de jardinagem, de produtos naturais e de artesanato, workshops sobre a natureza e jardinagem, exposição e venda de plantas, música, animação, teatro, jogos e concursos..
Uma boa oportunidade de conhecer coisas novas relacionadas com jardinagem e, quem sabe, adquirir e aumentar o próprio catálogo lá de casa. Eu estou lá.
 
                                      

                                                                                                           

                                Mais informações em http://www.jardimbotanicodajuda.com