Seguir

Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Comprar sementes e plantas




Já aqui falei dos vários sítios onde costume comprar as minhas plantas. Umas são compras espontâneas, outras são fruto de uma planificação. Tudo depende da altura do ano, do espaço da varanda, etc.

Comprar ou cultivar?

Depende do tipo de planta. Algumas, mais exuberantes como petúnias ou cravos, como plantas anuais, atingem o seu auge na Primavera e morrem no Outono e, por isso, é necessário adquiri-las todos os anos. Comprar uma planta, também é a melhor opção para principiantes.
Se o objectivo é "carregar" o espaço de plantas e encher muitos vasos, talvez o melhor seja plantar.

Hoje, já quase todos os viveiros e lojas de jardinagem oferecem plantas jovens entre Janeiro e Março, criadas em estufa. Logo, ao comprá-las, quando chegar a casa, o melhor será colocá-las nas mesmas condições e, paulatinamente, acostuma-las ao sitio definitivo. Se puser uma planta de estufa, a enfrentar intempéries numa varanda demasiado exposta, corre o risco dessa planta morrer.
Uma planta jovem, de "pré-temporada" tem, no entanto, a vantagem de ser mais barata. Por isso, é sempre um bom investimento. Mesmo assim, a melhor altura para comprar uma planta é no início de Maio. Inclusivé em supermercados e grandes superfícies, consegue-se encontrar uma boa variedade de plantas e flores a bons preços. Claro está, são os viveiros que melhor garantem a saúde das plantas, porque são cuidadas por profissionais.

Seja onde for que adquira as plantas, deve ter sempre em conta 2 aspectos:

- escolha plantas com crescimento vigoroso, bom raizame, folhas sãs de cor verde intenso e, a partir de Maio, muitos gomos;

- estejam saudáveis, isto é, que não mostrem sintomas de doenças e que não sofram pragas.


Comprar sementes

Não é algo que faça muito. As poucas que compro, são em hipermercados. Mas opto sempre pelas marcas reconhecidas e nunca me arrependi.
Quando comprar sementes, verifique sempre:

- se o envoltório está intacto e melhor ainda, esterilizado;

- se a data de embalagem e da validade está indicada.

O local de venda deverá estar fresco e seco, pois o calor e humidade prejudica as sementes. Também é uma coisa a ter em conta quando as guardar em casa. Bem conservadas, as sementes conservam a sua capacidade de germinação durantes 2 ou 3 anos.
Depois de abertos, os pacotes devem ser fechados o mais hermeticamente possível e as sementes que sobraram, ser semeadas no ano seguinte.


                    http://cuidatujardin.com/wp-content/uploads/2012/11/comprar-plantas.jpg

Morangos III

Aí estão os primeiros morangos de 2013! Já conto cerca de 10...Espero que não morram com os mais recentes dias de frio e vendavais...





Agora já em Maio, o número de frutos aumentou bastante e já estou pronto para a primeira colheita do ano. E há mais escondidos sob as folhas...


terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Ateliê de plantas medicinais, aromáticas e condimentares

 
No próximo dia 16 de Fevereiro, no Museu do Oriente, irá acontecer um workshop sobre os vários tipos de plantas que plantamos na nossa casa e o uso que lhes podemos dar. Tem um preço de 50€ e será dado pela senhora Fernanda Botelho, que escreve habitualmente no portaldojardim.com, na revista Jardins e, também, no Mundo das Plantas e da Jardinagem. Tem ainda o blog: malvasilvestre.blogspot.com.


ATELIÊ DE PLANTAS MEDICINAIS, AROMÁTICAS E CONDIMENTARES