Seguir

Pesquisar neste blogue

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Maracujá

A última loucura! Depois dos kiwis, laranjas, limões, etc, porque não um maracujá?
Queria uma planta que fizesse "companhia" à trepadeira do fundo, pois os ramos mais velhos desta já começam a ficar nus. Optei pelo maracujá porque as folhas e flores deste e da Passiflora são bastante semelhantes. Ou não partilhassem as duas o mesmo nome. Assim, o maracujá vai ocupando os espaços deixados vazios aproveitando o suporte já existente e "arboriza" ainda mais aquela parede. Além disso, ali está protegido da chuva e vento e apanha todo o sol da manhã.
Como a maior parte das trepadeiras, tem um crescimento rápido (neste momento tem pouco mais de 1 metro de altura) e, ao contrário dos kiwis (que estão mesmo ao lado) que podem demorar 4 anos até aparecer o primeiro fruto, o maracujá pode frutificar logo ao fim de 1 ano (outra razão que me levou a comprá-lo).
Está num vaso, como qualquer outra planta cá em casa e também não tem qualquer cuidado especial. Sol, água q.b, adubar (no Verão com maior frequência) e é vê-lo a crescer.
Vamos ver no que dá.


Loureiro

Já em pleno Verão de 2013, esta foi uma das últimas adições à varanda. Foi sempre uma compra adiada, mas lá me comvenceram.
Como é uma planta muito resistente, é extremamente fácil de cuidar. Não precisa de muita rega. Mesmo no pico do Verão, 2 ou 3 vezes por semana chega. O único cuidado é protege-lo dos ventos fortes.
Amplamente usado na cozinha, também por ser usado para infusões. Diz quem sabe que facilita a digestão.
Um conselho: não usem as folhas verdes. São bastante amargas. Esta é daquelas plantas cujas folhas precisam mesmo de ser secas para serem utilizadas.

O Loureiro em primeiro plano. Do lado direito ainda se pode ver o Pimenteiro e atrás, a Stevia e um pouco do Maracujá.