Seguir

Pesquisar neste blogue

domingo, 25 de março de 2012

Coentros


Esta foi uma planta manhosa!...A primeira vez que resolvi ter coentros, comprei já crescidos, numa casa de plantas perto de mim. Passado uma semana, já estavam mortos. Penso ter sido o frio. À segunda, resolvi plantá-los. Começaram a crescer bem, mas um frio anormal para a época do ano, voltou a matá-los. Então resolvi esperar por Março e já com bom tempo, resolvi apostar outra vez nesta erva. Comprei, de novo, já crescidos, agora no Horto do Campo Grande e aí estão eles, vigorosos e com o seu cheiro inconfundível. Também não dão trabalho nenhum a tratar. Limito-me a regar, quando a terra está seca e, ao contrário da salsa, ponho-os ao sol pleno. Tem piada, porque é uma planta que me “diz” se tem sede. Quando a água é insuficiente, as plantas começam a descair para os lados. Rego, e uma hora depois, já está toda espigada de novo.

 Alguns dados sobre o coentro.
Propriedades: É digestivo, anti-séptico e calmante. Na Índia é considerado afrodisíaco, serve para aumentar as glândulas mamárias.
O coentro tem quatro vezes mais caroteno do que a salsa e três vezes mais cálcio do que esta. Tem ainda proteínas, sais minerais, vitamina B e niacina. As folhas são muito ricas em ferro e vitamina C.
Tanto os coentros como a salsa ajudam a neutralizar o hálito do alho.
A tisana das folhas combate ainda a fadiga e alguns tipos de enxaquecas. As suas sementes são um excelente digestivo quando mastigadas depois da refeição.
Alivia dores de estômago em caso de digestões difíceis, vómitos e flatulência, estimulando o apetite e ajudando a secreção gástricos e intestinais.
Na medicina chinesa inalam-se os vapores dos ramos dos coentros e massaja-se o corpo com chá para acalmar a comichão e eliminar as borbulhas do sarampo.
Na antiguidade, os coentros eram mais utilizados pelas suas propriedades medicinais, mas hoje em dia é mais comum serem usados na culinária.
Na culinária: As sementes dos coentros devem ser adicionadas no princípio da cozedura.
A incorporação de coentros nos pratos com leguminosas favorece reabsorção dos gases intestinais.
Pode ainda ser utilizado para aromatizar a cerveja.
As sementes servem para aromatizar o gin e fabricar licores digestivos. Servem ainda para aromatizar vinagre e vários tipos de conservas como puré de tomate, pêras ou maçãs, salsichas ou patés.
Na Índia é um ingrediente essencial do caril em pó.
Tantos as folhas como as sementes salientam o sabor da choucroute, beterraba, cornichons, cogumelos, alcachofras e salada várias, especialmente de batata.
Um ou dois grãos de coentros esmagados numa chávena de café concedem-lhe um excelente sabor.
No jardim: Embora cultivada como erva aromática, convém separá-las das plantas de jardim, pois o forte aroma da folha e sementes frescas pode ser prejudicial a algumas plantas. Mas sabe-se que afasta os afídeos aos quais é imune.
Quando associada com o funcho, impede a formação das suas sementes, enquanto que ajuda a germinar as do anis.
As suas lindas e delicadas flores fazem lindos canteiros e atraem abelhas.
O aroma das suas sementes vai-se tornando mais intenso e agradável à medida que estas vão amadurecendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário