Seguir

Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Horto do Campo Grande


Vou começar aqui, um novo tipo de posts. Até agora tenho falado muito de alguns dos sítios onde me abasteço para o “jardim”. Então chegou a hora de falar desses sítios.
Referi-me, constantemente, ao Horto do Campo Grande e é, justamente por ele, que vou começar.
Para quem vive em Lisboa, este é um dos melhores sítios para quem é adepto destas coisas das couves e enxadas e adubos e tudo o mais. Primeiro, pela dimensão, ainda mais tendo em conta que fica mesmo no centro da cidade, e, pleno Campo Grande, e pela variedade de produtos e serviços que tem e presta.
É uma empresa que já reúne experiência de 30 anos na área. O grupo também possui outras empresas como a Bonsais de Campolide, Jardim Flor, Jardim Primavera e Teleflora, cada uma com a sua especialidade.
A Bonsais de Campolide, como o nome indica, serve para venda, sobretudo de bonsais mas, também, tem outras plantas temáticas, tais como, Cactos, Orquídeas, Carnívoras,  Aquáticas, Bambos e Topiárias (Escultura Vegetal). Ainda facultam artigos e o apoio técnico necessário, para a correcta manutenção destas espécies.
A Jardim Flor, com dois pontos de venda, um no Campo Grande e outro na Avenida da República serve, principalmente para o aluguer e manutenção de plantas e arranjos florais, venda de Objectos Decorativos e ainda faz serviços de decoração de Stands, Feiras e Exposições, bem como, o envio de flores (Serviço Especial Fleurop - Interflora: Envie flores para qualquer parte do mundo!).
O Jardim Primavera, situado na Rodunda do Ramadão, em São Pedro de Sintra, tem uma boa variedade de substratos, de floreiras, de vasos de cerâmica e vidrados, de terra cota ou de fibra, artigos de rega, artigos decorativos, acessórios em madeira tratada, como pérgolas ou vedações, plantas artificiais...
A Teleflora, situada no Campo Grande, é uma empresa de concepção, construção e conservação de zonas verdes públicas e privadas. Executam,também, trabalhos de integração paisagística em vias de comunicação e outras obras publicas.
Falando agora do Horto do Campo Grande. Na cidade de Lisboa, não há espaço igual. Isto pode parecer um bocado falacioso, tendo em conta as vezes que já falei deste local, em posts anteriores. No entanto, estamos a falar de um sítio que está dentro da cidade. No centro da Capital. E oferecer o número de variedades de produtos e serviços que esta empresa tem, é fenomenal. Repito, possuem uma grande variedade de plantas e não só. Lá, podemos encontrar muitas plantas de interior, exterior – incluindo árvores - , cactos, carnívoras, bonsais, relva, sementes, substratos, acessórios de jardim, etc. Fazem construções de jardins, realizam manutenção dos mesmos, montam sistemas de rega e executam decorações (festas, Natal, etc). Ainda realizam cursos, abertos a qualquer pessoa, uns pagos, outros gratuitos. Veja-os aqui. O que é sempre bom, para aqueles que, como eu, gostam disto mas não percebem nada do assunto e plantam e trabalham a terra ao modo “tentativa e erro”.
O espaço é agradável, amplo e as coisas estão bem divididas e delimitadas. Ás vezes, torna-se um bocado difícil encontrar o que queremos na zona das plantas exteriores, porque a área está um bocado confusa, com muita coisa misturada e caminhos tapados por plantas e árvores.
 Tem quase sempre  um bom número e variedades de plantas de época e já crescidas, o que é bom, para quem não tem paciência para esperar que algo nasça de uma semente ou quiser montar um jardim definitivo.
O pessoal é simpático e sempre prestável. Tira dúvida, ajuda a procurar e dá conselhos.
Outra coisa óptima, é que está aberto todos os dias, fins-de-semana e feriados incluídos.
Aconselho a ir lá ao fim-de-semana, pois o parque de estacionamento não é muito grande, mas ao Sábado e Domingo, existe muito espaço disponível à volta (o que não acontece nos dias úteis).
Esta empresa também lança uma revista, a Horto Magazine. Tem artigos interessantes, entrevistas relevantes e dá boas ideias a quem quer fazer alguma coisa dos seus espaços verdes. O único senão, é ser anual. Acho que existiria material para aumentar a periodicidade da revista. Ou então, fazer menos páginas...
O site está bem construído, peca apenas por não ter descrições ou enumerações dos produtos que vende.
De resto, tenho apenas pena que já tenham tirado o macaco que lá vivia...

2 comentários:

  1. Alô!

    Óptima descrição para quem quer produzir os seus legumes e plantas. Sim pq nos dias de hoje mta gente tem feito o mmo, a sua pp produção!

    Continua e sucesso!

    Ana Pinheiro - amiga Ana ChouChou

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. O que pode ser um hobby, também pode, para alguns, e dependendo do espaço que cada um tiver, ajudar a satisfazer algumas necessidades, nos tempos que correm.

      Eliminar