Seguir

Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Salva

Outra planta adquirida no Horto do Campo Grande. Parece que é das melhores plantas medicinais que existe. Estudos demonstram como pode retardar o processo de envelhecimento e ser utilizada com sucesso no tratamento da doença de Alzheimer. Li em qualquer lado que não se adapta a vasos mas até agora, está com este aspecto fantástico...
Deve ser cultivada em locais com boa exposição solar. Tolera a secura, o que é uma boa opção para quem não quer ter muito trabalho com ela. Floresce entre Maio e Julho e quando tem excesso de água, as suas raízes tendem a apodrecer rapidamente, levando à sua morte.
Na cozinha é utilizada nas carnes gordas, pratos de forno, etc, pelas suas propriedades digestivas.
A infusão das folhas secas ou frescas actua sobre o aparelho digestivo, além de ser utilizada como tónico e estimulante hepático ou para melhorar a circulação. As suas propriedades anti-sépticas tornam-na efectiva em gargarejos. A planta é também utilizada em casos de lactação excessiva, suores nocturnos, salivação excessiva, transpiração excessiva, ansiedade, depressão, esterilidade feminina e problemas relacionados com a menopausa.
Parece que também é boa para fumar, principalmente, colocada em bongos, com água...Por acaso tenho um em casa...





Agora, em 2013, num novo vaso, a planta continua bonita e a servir muitas vezes para chá...

Sem comentários:

Enviar um comentário