Seguir

Pesquisar neste blogue

domingo, 1 de abril de 2012

Tomilho + Hortelã-laranja

Depois das meloas terem morrido, já em pleno Novembro, tive de ocupar este vaso. Optei por duas plantas diferentes: tomilho e hortelã-laranja (também já vi nalguns sítios à venda com o nome de hortelã-lavandula).
Tive algum receio em juntar estas duas, pois a hortelã é uma planta muito invasiva e agressiva e podia abafar o tomilho. Entretanto, já passaram 6 meses e parece que se dão muito bem juntas.
O tomilho manteve o aspecto que tem agora, o ano todo. É uma planta muito resistente. Estou à espera que dê flor, para recolher as sementes...Prefere estar ao sol, onde se desenvolve melhor e, tal como qualquer planta, apenas é regado quando necessário. Tem um perfume agradável a limão e é óptimo para temperar peixe e para fazer chá.
Já a hortelã, foi um bocado difícil ao princípio, saber exactamente que planta era, até que, depois de uma visita aos Viveiros Rosa Bacará, soube o que era. Como qualquer tipo de hortelã, é uma planta muito agressiva e rápido crescimento (já está a rodear o tomilho). Durante o Inverno esteve um bocado escondida, mas agora é vê-la a ocupar todo o espaço disponível do vaso! É parecida à hortelã-pimenta, embora o aroma e paladar sejam diferentes, não muito intensos.  Acompanha bem pratos de carne ou peixe e é boa para fazer molhos, claro, chá...e ressacas!





Em Outubro resolvi cortar o tomilho todo! Cresceu muito, não floriu e estava com aspecto que iria morrer em breve. Assim, apanhei-o. E agora tenho tomilho seco que chegue para todo o Inverno. O que é óptimo, porque o tomilho é um antibiótico natural. É das melhores coisas que se podem tomar para resfriados, constipações e gripes. No entanto, voltei a comprar um arbusto novo (Horto do Rossio), para poder ter sempre esta erva, também fresca e já a pensar no Inverno do próximo ano.





Sem comentários:

Enviar um comentário