Seguir

Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Melão (melão-tigre) - Actualizado Outubro


Manda quem sabe (e o Borda d`Agua) que melões, melancias, meloas e afins, sejam plantados no princípio da Primavera. Finais de Março, princípios de Abril.
Por essa razão, ainda não posso mostrar grandes avanços neste campo, pois só há umas semanas fiz a plantação. Mas prometo ir actualizando esta notícia.
Esta ideia de cultivar melões na varanda, deu-se depois de ver as meloas a crescerem tão bem o ano passado (sim, plantei meloas e deram frutos!...). Na altura foi a minha primeira experiência com este tipo de fruto. E ao ver que as meloas realmente podem crescer em vasos, este ano elevei a fasquia e plantei melões. Então, resolvi comprar algumas sementes através do site Leilões.net. Mas (obviamente!) não podia ser um melão qualquer. Decidi-me pelo melão-tigre. Plantei 4 sementes e dessas, 3 brotaram.
Agora, já com calor suficiente, espero os mesmos resultados que as meloas do ano passado.
Para fazer este tipo de plantação em vaso, só posso dizer o seguinte: plantem poucas sementes, pois cada planta precisa de muito espaço e num vaso relativamente profundo; ponham o vaso num local solarengo e abrigado do vento; e mantenham a terra sempre húmida. Foi o que fiz o ano passado e, pelos vistos, resultou.

                                                                             (Junho)

Já quase a entrar no mês de Julho e os melões já têm este aspecto. Estão a crescer bem, já fora do vaso e vou ter de começar a dirigi-los pelo chão a fim de ter espaço para (eventuais) melões. Vamos ver se crescem...


                                                                      (Julho)

E os melões não param de crescer! Em comprimento e, finalmente, em frutos! Aí está o primeiro melão do ano!



    Sim, o melão é essa planta que vai dar a volta até à Aloe vera!

                               
 
                                                                        (Agosto)



(Outubro)
Este foi o primeiro de 4 melões. Não eram muito grandes (do tamanho de bolas de ténis) mas tinham um perfume excepcional.




3 comentários:

  1. Olá
    E então, dá melões ou não?

    Eu plantei meloas em garrafões de 5 litros de água( dois, perpendiculares um ao outro para cada pé). Demorou a que as plantas «pegassem», demorou a dar fruto mas, todos os seis pés já têm frutos. Vamos ver que tal o tamanho e o paladar.
    Estou a guiá-los por uma rede na vertical e os frutos coloquei-os dentro de sacos de rede e prendi-a á rede por forma a que as meloas fiquem suspensas sem forçar o pé.

    Cumprs e boas culturas

    Augusto

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    Dá melões, sim senhor. Neste momento, a planta em que se transformou, nada tem a ver com a da foto. Já ultrapassou 1,50m e, tem agora 3 melões a crescer, 2 deles, no mesmo pé (são 3 pés). Mas espero mais. Estes não levaram tutoria. Estão a crescer livremente no chão.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar