Seguir

Pesquisar neste blogue

sábado, 13 de abril de 2013

Cebolinho

Só agora dei conta que, apesar de já ter esta planta desde o começo deste "projecto", não tenho nenhum post sobre o cebolinho!
Bem, já o tive em vários vasos e neste momento partilha um com os coentros. Talvez por isso e dado o crescimento brutal destes últimos, o cebolinho, desta vez, não tenha grande aspecto. Mas o aroma e o sabor são divinais!...Mas já percebi que se dá melhor num espaço só para ele.  Apesar disso, não precisa de grandes cuidados. Apenas água e muita exposição solar. Pode ser plantado em qualquer altura do ano e, embora prefira solos bem drenados (por isso, também, agora está num vaso de barro com furos por baixo), dá-se em qualquer terreno e vaso. Outra razão por agora partilhar o vaso com outra planta é porque o cebolinho serve como repelente de insectos. E faz isso muito bem, livrando os coentros da mosca-branca, que é a grande praga desta varanda! Apenas a flor é apreciada pelas abelhas.
Para apanha-lo, o melhor é cortá-lo e nunca arrancado. Porque cortando, a folha continua a crescer. É bom para quem quer um ligeiro travo a cebola nos pratos, mas não gosta muito do aroma forte das mesmas, Combina bem com omeletes, peixe grelhado, marisco, saladas, queijos...
Já agora, quanto menos plantarem e mais espaçado o fizerem entre plantas, maior e mais vigoroso o pé vai crescer. Outra razão pela qual o meu está tão em baixo. São muitos pés para um epaço tão pequeno...




2 comentários:

  1. Ouvi dizer que há certas plantas aromáticas que não se dão bem juntas no mesmo vaso, já não me lembro quais, se calhar é o caso dessas duas.
    O meu cebolinho, a minha gata comeu-o! Lol ! Pelos vistos adoram. :)

    ResponderEliminar
  2. Tem razão, mas não é este o caso. ACho que teve mesmo a ver com o crescimento desmesurado dos coentros. Agora que estes estão em fim de vida, já se nota claras melhorias no cebolinho. Estão já espetados e mais robustos.

    ResponderEliminar