Seguir

Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 19 de março de 2012

Para começar

Bem, primeiro tenho de referir que tenho sorte em ter a varanda que tenho. Está virada a Sul, o que significa que recebe sol o dia todo, o ano todo. E tem a vantagem de ter alguns locais abrigados, o que é óptimo para as espécies que têm de estar à sombra ou meio-sombra e que também não podem receber directamente o vento. Agora vou aqui explicar como construí o espaço. Talvez algumas das coisas não tenham sido feitas da melhor maneira, mas comigo resultaram. E bem.
Os vasos que compõem este pequeno jardim, foram todos comprados no hipermercado, a maior parte com escoamento, principalmente, as espécies hortícolas. Em nenhum, pus as pedras ou gravalho que é suposto pôr no fundo dos vasos, antes da terra, para melhor escoamento da água. A terra, também é toda a mesma. Embora seja dito que algumas plantas precisam de terra solta, com determinado adubo ou que outras preferem terrenos pobres, toda a que comprei para plantar ou transplantar, foi adquirida no hipermercado. A mais barata, de marca branca.
                                                        A mobília foi toda comprada no Leroy & Merlin.
          As cadeiras, a mesa, as prateleiras, o pavimento em madeira, os candeeiros e os painéis.

Depois tentei organizar a varanda de acordo com aquilo que tinha na altura. Mas à medida que o número de vasos vem aumentando, seja porque compro, seja porque me oferecem, a organização das coisas é sempre uma coisa dinâmica. Especialmente no Inverno, já que as plantas, por estarem envasadas, não podem apanhar chuva, correndo o risco da terra ficar encharcada. Assim, sou obrigado a recolhe-las para perto da parede interior.
Bem, mas afinal o que é que eu tenho na varanda? Vou começar a enumerar. Uma laranjeira, uma laranjeira-anão, um limoeiro, kiwis (um macho e uma fêmea), uma palmeira, um tomateiro (tomate-cherry), um pimenteiro, goji, morangos, caril, melão-tigre, meloas, salsa, coentros, tomilho, alecrim, oregãos, manjericão, hortelã-lavândula, cebolinho, hortelã comum, erva-cidreira, um jacinto, uma lúcia-lima, duas trepadeiras, uma Passiflora Violacea e uma Buganvília (vá quatro, porque a planta do kiwi é uma trepadeira, tal e qual uma videira), uma verbera, uma planta carnívora (Dionaea muscipula), uma japoneira, três cactos e mais duas plantas cujo nome não sei.
A melhor solução encontrada para pôr o estendal. Não ocupa espaço quando não é necessário.


Para cada uma delas, vou fazer um post sobre como as adquiri e o como as trato. Nenhuma dá muito trabalho em particular, mas algumas requerem outro tipo de atenção, como é o caso da Dionaea. Aliás, esta é uma das coisas boas. Ter um jardim ou uma horta em casa, não dá muito trabalho. Basta ter os cuidados básicos. Uma regra básica, é a de que qualquer destas plantas necessitam de cinco horas diárias de luz solar, mesmo que não seja luz directa. Regar com a frequência necessária, consoante a altura do ano, tamanho do vaso e da planta, etc, adubar de vez em quando e...deixar que a natureza faça o resto.

Sem comentários:

Enviar um comentário